sexta-feira, 3 de abril de 2015

Mary e Max - Uma amizade diferente (2009)

Sinopse: Mary Daisy Dinkle (Toni Collette) é uma menina solitária de oito anos, que vive em Melbourne, na Austrália. Max Jerry Horovitz (Philip Seymour Hoffman) tem 44 anos e vive em Nova York. Obeso e também solitário, ele tem Síndrome de Asperger. Mesmo com tamanha distância e a diferença de idade existente entre eles, Mary e Max desenvolvem uma forte amizade, que transcorre de acordo com os altos e baixos da vida.


Crítica:
Animações estão aos montes por aí, geralmente trazendo temas infantis, muitas vezes fantasiosos. Mas e quando alguém resolve fazer uma animação quase obscura, que retrate o nosso mundo da forma que ele realmente é?!
Mary e Max é exatamente oque eu acabei de descrever. É um filme que traz temas polêmicos (como a depressão, suicídio, alcoolismo, bullying, obesidade, entre outros) e que devem ser debatidos. Uma animação que pode até ser fofinha, mas da sua forma.
Esse filme é simplesmente fantástico! Tudo nele se encaixa perfeitamente e faz com que a gente ame ele de verdade.
Geralmente é meio difícil acharmos filmes que conseguem misturar gêneros distintos de forma certa. Mary e Max mistura drama e comédia na medida certa! Ele consegue fazer isso de forma tão perfeita que em algumas momentos estava quase escorrendo lágrimas dos meus olhos, mas eu tava simplesmente me acabando de rir. Isso é meio confuso, mas quem já assistiu sabe do que eu tô falando (na verdade ele é um drama cômico, pra ser mais preciso). Esse filme aborda temas fortes e até mesmo confusos de forma alternada e exata (sem contar que o humor negro dele é sensacional). Ele faz isso tão bem que em alguns momentos está uma forma bem clara e bem humorada, e outras vezes super pesada e dramática. Justamente para entendermos melhor, refletirmos, e claro, abrirmos nossos olhos.
Alguns podem não recomenda-lo para crianças (justamente por ele ter um tema mais adulto), porém eu acho que elas devem assistir sim! Pra ser sincero, eu acho que seja criança, adolescente, adulto ou idoso, esse filme é perfeito para todos! A abordagem dele é clara, e ele simplesmente vomita na cara de quem ta assistindo várias coisas ruins que nos rodeiam, e que precisamos melhorar. Ele realmente faz com que a gente pense se oque estamos fazendo é certo ou não. Na verdade é um tapa na cara de muita gente.
Os personagens principais são sensacionais e carismáticos. Apesar de boa parte do filme eles não darem um sorriso, mas nós sorrimos por eles. hehe’
Na verdade a gente praticamente sente oque eles sentem! Se estão alegres ou tristes, também ficamos com eles naquele momento. É muito interessante, principalmente porque em alguns momentos eles não falam nada (porque o filme alterna entre as falas deles e a do narrador), mas a gente sabe exatamente oque se passa por eles.
Enfim, no fim das contas tudo se encaixa perfeitamente neste filme! A sonoplastia, a animação, o enredo... Tudo é feito de forma correta.
Mary e Max é um filme brilhante, que faz a gente se divertir mas ao mesmo tempo pensar no que estamos fazendo, no que sentimos (como o amor, a felicidade, a tristeza...), nas coisas que nos rodeiam (amizades, a solidão, aceitação, lidar com coisas difíceis...) e nas pessoas que estão ao nosso lado (e também as que não estão). Um filme que nos deixa bem pensativos e impactados, que vem dar não só uma lição de moral, mas várias.

Para finalizar eu deixo um  trecho de uma das cartas que Max fez para Mary:
"Nós não escolhemos nossos defeitos, são partes de nós e temos que conviver com eles. Mas nós podemos escolher nossos amigos e eu fico feliz em ter escolhido você. Com sorte, um dia nossas calçadas vão se encontrar e vamos dividir uma lata de leite condensado. Você é minha melhor amiga. Você é minha única amiga."


Nota: 10


 
“Ame a si mesmo primeiro.”
Mary e Max

Nenhum comentário:

Postar um comentário